
De qualquer modo deixem-me só alertar-vos para o facto corrente da moda Hi5! Sabemos que é um tema amplamente abordado e difundido pela blogoesfera fora... E assim como refiro Hi5, podia referir Facebook, MeetMessenger ou afins. Qualquer um deles servirá os meus propósitos quando vos falo de uma comunidade na net, onde as pessoas gostam de se exibir nos mais variados quadrantes da sua natureza íntima.
O probleminha aqui é que para se fazer um registo numa dessas coisas é necessário introduzir um e-mail, no qual se passam a receber avisos, mensagens e a partir do qual se entra para fazer as mais diversas funções. (Sim eu sei disto porque já tive uma página do género! Shame on me! É verdade!). Normalmente e tendo em conta que vamos lá colocar fotos nossas, usamos um e-mail comum daqueles que costumamos utilizar com alguma regularidade. Até aqui tudo normal.
Geralmente a coisa descamba por dois lados, posto isto. O primeiro é o tipo de conteúdos que se costumam lá colocar. E há-os de todas as ordens e feitios. Desde as bebedeiras de caixão à cova, às fotografias de bikini (isto lembra-me aquele célebre blog que muitas gargalhadas me arrancou e que se auto-intitulava o Hi5Porcas, infelizmente já sumido...), às viagens que se fizeram pelo mundo fora com todos atrás, às fotografias dos filhos, pais, netos, avós, cães, gatos e periquitos. É à escolha do freguês. Pior que isso ainda são os grupos aos quais se adere, mostrando que se é adepto de coisas não muito recomendáveis...
Mas o verdadeiro problema reside no facto de se utilizar esse mesmo e-mail de registo nessas comunidades, para se inserir num Curriculum Vitae com a candidatura a um emprego.
Até aqui a coisa poderia decorrer sem precalços incomuns. Contudo, quando essa mesma candidatura vem parar às minhas mãos é que a porca torce o rabo! (Esta expressão mata-me!).
E porquê ? Estarão vocês a indagar... Porque muito simplesmente eu não nasci ontem e felizmente sou inteligente o suficiente para aprender com aqueles que me vão ensinando umas coisas. E um dos métodos actuais de recrutamento é mesmo esse. Utilizar esse e-mail para procurar o lado escondido de um candidato a emprego. E nem vos conto as coisas giras que já descobri sobre os candidatos que vão trabalhar comigo...
Por isso meus queridos, um conselho apenas (e se os meus conselhos fossem bons eu não dava... vendia!).
Quando tiverem a (in)feliz ideia de se registarem seja no que for, não utilizem o mesmo e-mail que colocam no vosso Curriculum. Porque para além de serem analisadas as vossas experiências pessoais, serão analisadas muitas outras que vocês decerto dispensariam que o/a vosso/a chefe soubesse!
Trust me!